terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Homem Jesus


O Homem Jesus


Durante muitos Anos a Igreja universal (Católica) procurou mostrar e enfatizar o Jesus divino e glorificado, ocultando que este mesmo Jesus veio como homem, vamos analisar 3 versículos:
 1Jn 4:2 “Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus”;
2Jn 1:7 “Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo.”
1Ti 2:5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.”
Não queremos evidentemente negar a divindade de Jesus, mas simplesmente mostrar que a razão em ocultar a humanidade de Jesus tem por finalidade ocultar quem foi o Jesus homem, porque quando estudamos sobre o Jesus homem, vamos descobrir que este homem é Judeu, praticou os rituais judaicos viveu uma vida Judia, foi circuncidado ao oitavo dia, fez o seu barmitsvah, celebrou as festas bíblicas, freqüentou a sinagoga todos os sábados. Como posso incitar um ódio coletivo (anti-semitismo) contra os Judeus sabendo que o meu salvador e senhor é um Judeu? Não teria êxito, por isso era necessário enfocar somente o lado divino de Jesus e quando fosse tocar no Jesus homem que a sua imagem fosse de um ocidental e que seus traços físicos não denunciasse sua origem Judaica. Por isso os filmes mostravam um Jesus loiro de olhos azuis.
Vamos mostrar algo curioso onde vemos que Jesus usava o talit (manto de oração) também chamado de tsitsit (franja) e a tradução da Bíblia ocultou esse fato utilizando outra palavra para substituir franjas.
Mat 23:5 “Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjasdos seus mantos”; Jesus está falando dos escribas e fariseus e a palavra franja, aqui muito bem traduzida para o português vem do grego “Kraspedon” e do hebraico tsitsit, são as franjas do talit que todo Judeu vestia por ordem do Senhor à Moises.
Veja o texto em Números:
Num 15:38 a 40 “Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes que façam para si franjas nas bordas das suas vestes, pelas suas gerações; e que ponham nas franjas das bordas um cordão azul. Tê-lo-eis nas franjas, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os observeis; e para que não vos deixeis arrastar à infidelidade pelo vosso coração ou pela vossa vista, como antes o fazíeis; para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os observeis, e sejais santos para com o vosso Deus.”
 Isso era uma ordenança para todo o povo Judeu e o objetivo é bem claro: lembrar dos mandamentos para os observar e não se deixar enganar pelo coração para serem santos. Jesus como Judeu e obediente à lei também utilizava o talit veja o que diz Lucas 8:44“chegando-se por detrás, tocou-lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia.” Aqui Lucas está narrando a história da mulher com fluxo de sangue que foi curada ao tocar na orla do manto de Jesus, porém há aqui um problema sério de tradução: a palavra orla no original em grego é a mesma de Mateus 23:5 “Kraspedon” que significa franjas, Jesus estava usando o seu talit tal como os fariseus e foi nas franjas deste talit que a mulher tocou, a pergunta é: porque os fariseus usavam franjas e Jesus orla?

Jesus é o Messias Judeu prometido ao povo Judeu e enviado para o povo Judeu. (o plano de redenção é a partir do povo Judeu e extendido ao povo gentio e não o contrario.) Assim diz Rom 1:16:  “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do Judeu, e também do grego.” Interessante é que todas as vezes que eu ouvi este versículo ser recitado ou mesmo exposto em cartazes sempre para em: “para salvação de todo aquele que crê” nenhuma vez eu ouvi este versículo completo: “Primeiro o judeu depois o grego”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário