terça-feira, 9 de agosto de 2011

Uma Igreja de Judeus


Uma Igreja de Judeus


Vejamos alguns relatos do livro de atos:
Atos 11:19 “Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estevão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos Judeus.

Atos 13:46 – “45 - Mas os Judeus, vendo as multidões, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. 46- Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios”.

Atos 21:20 = “Bem vês, irmão, quantos milhares de Judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.”

Judeus aceitando o Messias
Atos 2:9, 10 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto Judeus como prosélitos

Atos 2:41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;”

Atos 4:4 – Esta acontecimento inicia-se em atos 3:1 quando Pedro e João iam para o “Templo” e lá ensinavam a cerca de Jesus e atos 4:4 conclui:  Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil.” Pedro estava no templo, ensinando aos Judeus, portanto os muitos que ouviram a palavra e creram eram Judeus.

Atos 13:42, 43 – Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte.  E, despedida a sinagoga,muitos Judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus.”

Atos 14:1 – Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos Judeus e falaram de tal modo que creu uma grande multidão tanto de Judeus como de gregos.”

Atos 15:5 – Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés.”

Também se sabe que os escribas do Novo Testamento eram Judeus, e os apóstolos e os primeiros discípulos também eram Judeus. Eles guardavam o Shabat, celebravam as festas e iam à sinagoga. Mesmo os membros da iniciante Igreja em Jerusalém e nas vizinhanças da Judéia, Samária e Galiléia, eram predominantemente Judeus.

As congregações em outras partes do Império Romano também tinham raízes judaicas ou hebraicas relativamente profundas, Você pode constatar nas viagens de Paulo que em cada cidade que ele entrava havia uma sinagoga, portanto, havia a presença de Judeus, Atos 18:8 fala de uma sinagoga em Corinto: Atos 18:8 “Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.”

Jesus também pregava nas sinagogas Lc 4:16 – “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.”.
Paulo fazia o mesmo tanto em Israel como fora. Sempre que chegava a uma cidade, ia ele ensinar numa sinagoga. Vemos isso, por exemplo, em Atos 13:14, quando ele chegou à Antioquia da Pisídia e passou a ensinar a Torah e a Haftará (os livros de Moises e os profetas) para aqueles que lá estavam presentes. Atos 13:14 “Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se.”

Encontramos outros inúmeros exemplos, como aquele registrado em Atos 18:4, onde Paulo chegando à sinagoga de Corinto discutia todos os sábados e persuadia a Judeus e Gregos. Atos 18:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário